Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Empresas apresentam propostas para...

Empresas apresentam propostas para desafio lançado pelo Estado de monitorar a segurança de pescadores

As empresas inscritas no desafio lançado no mês de novembro pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), por meio do do Laboratório de Inovação do Governo do Estado, o INOVALAB, realizaram nesta segunda-feira,11,as apresentações dos dispositivo para ajudar a monitorar a segurança de pescadores por meio de GNSS, um sistema global de navegação por meio de satélite, em pequenas embarcações e coletes salva-vidas.

As reuniões aconteceram no observatório da sede da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, em Florianópolis.

A demanda é da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca. A ideia é proporcionar mais segurança em casos de resgate, busca e salvamento, além de permitir a localização mais rápida dos barcos em situações de emergência, com maiores chances de salvar vidas.

Atualmente existem cerca de sete mil embarcações de pesca artesanal em Santa Catarina.

Segundo o secretário de aquicultura e pesca, Tiago Frigo, o foco é a salvaguarda da vida dos pescadores através de uma solução eficiente e segura:

SONORA

As tratativas entre Secretaria da Aquicultura e Pesca e a SCTI começaram em setembro, quando foi relatada a necessidade de solucionar uma antiga queixa da comunidade pesqueira artesanal e Santa Catarina: o investimento em uma tecnologia mais eficiente para garantir mais segurança aos cerca de 21.541 pescadores artesanais que trabalham com licença no litoral catarinense.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support