Mais de 98% dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos em SC foram gastos com alimentos in natura
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, por meio da Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, divulgou nesta semana o balanço do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que destinou R$ 1,5 milhão para compras da agricultura familiar em Santa Catarina.
Ao todo, foram beneficiados 157 equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional da rede socioassistencial, de saúde, de ensino e entidades socioassistenciais. Um dado que chama a atenção é 98,54% do recurso foi gasto com alimentos in natura.
Nesse edital, que foi recém finalizado e contemplou 16 municípios, foram cadastrados 341 agricultores como fornecedores. Eles venderam 214,8 toneladas de alimentos, sendo que boa parte eram de orgânicos.
Já a quantidade de alimentos minimamente processados somou 17.993,61 quilos de itens como bolacha, mel, farinha de mandioca, queijo, polpa de fruta.
A coordenadora Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, comentou sobre o resultado da execução do PAA e agradeceu as parceiras na execução do programa:
SONORA
Para o próximo ano Santa Catarina terá mais R$ 10 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos.
O novo edital deve ser lançado em janeiro pela SAS e poderá beneficiar todos os municípios do estado que tiverem interesse nas inscrições, inclusive com percentuais adicionais para cidades que tiverem povos tradicionais como indígenas e quilombolas.