Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina – 01/12/2023
A Udesc será uma das instituições catarinenses que farão parte do projeto-piloto de monitoramento dos cursos de ensino a distância realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) participam da edição inaugural.
O projeto de monitoramento da Capes é uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para a avaliação e o acompanhamento da oferta de cursos.
Ela servirá também para ajustes dos sistemas de gerenciamento, visando melhorar o fluxo do trabalho e a qualidade das ações, além de oferecer maior segurança jurídica a todos os parceiros envolvidos.
———————————————
Conhecido nacionalmente pelas fontes termais, o município de Piratuba, no Meio Oeste catarinense, vai contar com uma nova Estação de Tratamento de Esgoto.
Com investimento de R$22,7 milhões, a estação Ipira-Piratuba vai fazer as duas cidades passarem dos 48% de cobertura de esgoto.
A coleta e o tratamento de esgoto chegarão ao bairro turístico Balneário e em parte do Centro de Piratuba. Já em Ipira, vai atender ao bairro do Hospital, dos Estudantes e trechos da região central.
———————————————
O aplicativo da EpagriMob agora permite acompanhar o nível do mar em Santa Catarina.
A nova função facilita o acesso via celular a informações sobre as condições marítimas do estado.
Os usuários têm acesso a dados de maré observados, tabela de marés, previsão de maré baseada em modelos hidrodinâmicos e previsão do tempo para o mar.
Para testar a novidade, basta acessar o aplicativo na seção “Tempo e Marés” e, em seguida, clicar em “Previsão para o Mar”.
———————————————
Alunos do quarto ano da escola municipal Lígia Chaves Cabral, em Lauro Muller, receberam certificados de conclusão do Projeto Sanitarista Junior, nesta quinta, 30.
O ato também marcou a renovação do convênio entre a escola e a Cidasc para manter as atividades do projeto em 2024.
O projeto da Cidasc com escolas parceiras leva temas relacionados à defesa agropecuária para a sala de aula, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre a produção de alimentos e o papel da agropecuária para as comunidades catarinenses.
———————————————
A exposição “Face à Impermanência”, de Ruchita, estreia em Florianópolis no dia 13 de dezembro de 2023, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), com foco na cultura e filosofia nipônica.
A artista apresenta um grupo de trabalhos de um projeto ainda em andamento que inclui performances para videoinstalações, fotografias e obras multimídia baseadas em improvisações espontâneas nos locais em que ela entrou em contato com a cultura japonesa.
A visitação será gratuita e segue até o dia 31 de janeiro de 2024, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
———————————————
Mais informações no site estado.sc.gov.br/noticias