Governador inaugura Estação de Tratamento de Esgoto da Casan no Norte da Ilha
Fotos: Roberto Zacarias / Secom
Os bairros Ingleses e Santinho, dois dos mais populosos e desenvolvidos de Florianópolis, terão agora um serviço de tratamento de esgoto à altura da sua importância. Em evento realizado na tarde desta segunda-feira, 27, o governador Jorginho Mello inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, uma obra da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que vai beneficiar cerca de 42 mil moradores e aumentar em 5% a cobertura de esgoto na capital.
Também estiveram presentes o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, vereadores, secretários de Estado, deputados estaduais e federais e o cônsul-geral Interino do Japão, Rei Oiwa. O governador destacou que a entrega da obra contribui para o cumprimento do compromisso de garantir 50% de esgotamento sanitário no estado até 2026.
“É uma alegria estar nesta inauguração que representa saúde, desenvolvimento, crescimento para esse cartão postal de Florianópolis”, enalteceu Jorginho Mello, que também ressaltou a importância do saneamento e da Casan para o Estado de Santa Catarina.
“É uma empresa que merece todo o nosso respeito, que tem em seu quadro funcional profissionais da maior qualidade e que presta serviços fundamentais para a população”, complementou.
Do total tratado pela ETE, 63% beneficiarão a região dos Ingleses e 37% do Santinho. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, com recurso de parceria da Casan com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A nova estação vai tratar o esgoto que virá por 68,6 km de rede coletora, o que atende às áreas do centro de Ingleses e da praia do Santinho.
A ETE também terá o chamado tratamento terciário, que remove poluentes que não são eliminados nas etapas tradicionais, gerando um efluente com 98% de pureza. Serão 105 litros de água tratada por segundo.
O diretor-presidente da Casan Edson Moritz ressaltou a importância da obra para o turismo e o meio ambiente. “Além do aumento da cobertura de esgoto, essa é uma entrega que beneficia diretamente a balneabilidade das praias dos Ingleses e do Santinho, já que o efluente que sai da estação é devolvido com alta pureza ao Rio Capivari”, confirmou Moritz.
“Agora os moradores também devem fazer a sua parte, pois é inaceitável o crime da ligação irregular de esgoto. Se as ligações forem feitas da forma correta na rede local, Floripa não mais terá sua imagem desgastada e seguirá sendo um dos principais destinos turísticos do país”.
O prefeito de Florianópolis agradeceu a Casan e ressaltou a importância do esforço conjunto entre poder público municipal e Governo do Estado. “Desenvolvimento necessita de recursos e temos muitas obras como essa a fazer. É uma infraestrutura que vai mudar a dinâmica de coleta e tratamento de esgoto na Capital, que é fundamental para moradores e turistas”, frisou o prefeito Topázio.
Orientação para moradores
Para preparar os profissionais que irão fazer a ligação dos imóveis à nova rede de coleta de esgotos dos Ingleses a Companhia oferece um curso gratuito para encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros trabalhadores interessados.
A próxima data será no dia 6 de dezembro. Aqueles profissionais que participarem terão seu contato disponibilizado no site da Casan para que os moradores possam solicitar orçamentos. As inscrições serão feitas pelo número (48) 3221-5747, entre 8h e 17h de segunda a sexta-feira.
Mesmo com a ETE Ingleses inaugurada, os moradores devem aguardar para fazer a conexão dos imóveis ao sistema. A ligação só pode ser realizada após autorização da Companhia, pois nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata. Ligações realizadas antes do comunicado da CASAN podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde.
A liberação será feita por meio de aviso na fatura de água. Para mais informações, o usuário também pode ligar para o número de serviço 115 ou para o 0800 643 0195.
:: Mais fotos no álbum
Texto: Arley Reis e Giovani Vellozo/Assessoria Casan