Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde estadual atua junto...

Saúde estadual atua junto aos municípios afetados pelas enchentes em SC

Um trabalho contínuo de atendimento à população atingida pelas chuvas tem sido realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o resgate e transporte de pacientes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à orientação de cuidados com doenças por meio da Vigilância em Saúde e auxílio no acesso a medicamentos.

Também está sendo realizado o levantamento das avarias nas estruturas físicas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de atenção, assim como hospitais que realizam os atendimentos nos territórios, para que se possa recuperar esses locais e para que os atendimentos possam ser normalizados o quanto antes. Até o momento, a Diretoria de Vigilância Sanitária recebeu o relato de cinco municípios com impactos nos estabelecimentos de saúde: Agronômica, Ipira, Barra Bonita, Laurentino e Rio do Sul.

Em Sombrio, o Hospital Dom Joaquim foi extremamente atingido. Para garantir a segurança dos pacientes, o SAMU realizou, no último sábado (18), 21 transferências para outras unidades de saúde. Durante o final de semana, foram realizadas 50 transferências por via terrestre e aérea com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas regiões do Alto Vale e Sul, as duas mais atingidas pelos eventos climáticos.

“Estamos trabalhando, tanto na parte de urgência e emergência, para apoiar os municípios atingidos pela chuva, em especial com o SAMU e parceria com os Bombeiros, no deslocamento de pacientes que precisam fazer quimioterapia, terapia renal substitutiva, mas para além do momento da urgência e emergência, nós também temos situações relacionadas à vigilância em saúde e o pós-enchente. Então, nesse sentido, a Secretaria de Estado, através da vigilância em saúde, está apoiando os municípios na solicitação de kits de medicamentos e outros insumos como hipoclorito, para que os municípios possam estar manejando no local, nos seus territórios”, explica o secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support