Saúde realiza primeiro encontro estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), está realizando o 1º Encontro Estadual da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, em Balneário Camboriú.
A proposta é capacitar os profissionais oferecendo treinamento na modalidade de oficinas, para o desenvolvimento de competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de trabalho da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH).
As equipes fazem parte dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), que compõem a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Santa Catarina (RENAVEH/SC), vinculada ao Ministério da Saúde.
A rede tem como objetivo permitir o conhecimento, a detecção, a resposta oportuna, o monitoramento, a prevenção e controle às potenciais emergências em saúde pública no campo hospitalar.
Em 2023 foi realizado um simulado com as equipes e agora de forma presencial foi possível integrar as equipes dos NHE do estado.
O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, pontua as estratégias de reformulação da rede que permite uma detecção oportuna de mudanças no perfil epidemiológico de doenças e agravos, para uma pronta resposta dos serviços de saúde
SONORA