Casan orienta moradores de Barra do Sul sobre ligações ao Sistema de Esgoto
A Casan alerta moradores de Barra do Sul de que estão sendo enviadas nas faturas autorização para ligação dos imóveis ao Sistema de Esgotamento Sanitário.
Inicialmente a Companhia está liberando as bacias 4 e 9, onde mais de mil unidades já podem ser beneficiadas com coleta e tratamento de esgotos.
Moradores que não receberam a mensagem da Companhia devem aguardar orientações, pois a conexão sem que a rede de coleta esteja em operação pode levar ao extravasamento de esgoto nas ruas, comprometendo o ambiente e a qualidade de vida.
Dúvidas sobre a autorização podem ser esclarecidas junto à agência da CASAN, localizada na Rua José João Machado, 233.
Para unidades que já receberam o aviso nas faturas, a orientação é adaptar as instalações internas e conectar o esgoto domiciliar na espera implantada pela CASAN em frente ou no fundos do imóvel. As obras internas são responsabilidade do proprietário ou morador.
No site da Companhia, link ligação de esgoto, há informações e um passo a passo sobre como fazer a ligação.
CURSO GRATUITO
Com o objetivo de capacitar profissionais da região que possam fazer os trabalhos internos no imóvel e a ligação à rede de esgotos, a CASAN está com inscrições abertas para um curso gratuito em Barra do Sul. O treinamento é voltado para encanadores, pedreiros e instaladores hidráulicos, entre outros profissionais.
A capacitação será realizada no dia 29 de novembro, entre 18h e 21h, na Escola de Educação Básica Dom Gregório Warmeling, localizada na Avenida São Francisco do Sul, 90, Centro. Inscrições pelo número (48) 3221-5747, em horário comercial ( 8h às 17h) ou junto à agência da CASAN, localizada na Rua José João Machado, 233.
A Companhia disponibilizará a listagem dos participantes, com telefone e e-mail, em seu site, proporcionando aos moradores contatos para orçamentos e avaliação dos serviços que serão necessários na parte interna dos imóveis.
TRATAMENTO TERCIÁRIO
O Sistema de Tratamento de Esgotos de Barra do Sul foi implantado com investimento de R$ 72 milhões, obtidos em financiamento junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão beneficiadas aproximadamente 3 mil unidades da região central.
A Casan implantou no município 36 quilômetros de redes coletoras, além de uma Estação de Tratamento de Esgotos capaz de depurar até 73 litros em sistema terciário, atualmente a tecnologia mais completa para depuração e retorno do efluente tratado ao ambiente.
Estação de Tratamento de Esgotos de Barra do Sul é capaz de depurar até 73 litros em sistema terciário, atualmente a tecnologia mais completa para depuração e retorno do efluente tratado ao ambiente.