Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN realiza oficina de...

CASAN realiza oficina de saneamento com crianças do projeto Bairro Educador no Monte Verde

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou nesta sexta-feira (10) oficinas de saneamento para duas turmas de crianças atendidas pelo projeto social Bairro Educador no Monte Verde, Florianópolis. A ação ocorre através do programa socioambiental das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário (SES) Saco Grande.

Durante as oficinas, os educadores ambientais utilizaram vídeos e uma maquete para mostrar para as crianças o funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta de efluentes domésticos, resultado do uso nas cozinhas, banheiros e áreas de serviço, até a sua depuração nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Nas ETEs, o efluente passa por uma combinação de tratamentos físicos, químicos e biológicos para retirada de contaminantes. A parte líquida é separada da parte sólida e o efluente final tratado é devolvido à natureza sem causar risco de poluição ao meio ambiente. As crianças também puderam conhecer as diferenças entre rede de esgoto e rede pluvial. Ao final da atividade, produziram cartazes para levar para casa e sensibilizar pais e familiares sobre a importância do tratamento de efluentes.

Os bairros Monte Verde, João Paulo e Saco Grande estão recebendo obras de assentamento de rede de esgoto. As obras de implantação da infraestrutura sanitária na região também contam com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo e a ligação das redes instaladas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

A CASAN está investindo um total de R$129,6 milhões na implantação de esgoto na região com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).As atividades de educação ambiental do projeto socioambiental das obras foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação da infraestrutura.

Fotos: Acervo CASAN