Obra da ETE Potecas avança em ritmo acelerado em São José
As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Potecas seguem em ritmo acelerado em São José. O foco atual das atividades da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está no assentamento dos chamados Tanques de Aeração. Esses tanques fornecem oxigênio para o esgoto, estimulando a presença de bactérias digestoras de matéria orgânica no tratamento. A previsão é que a ETE seja inaugurada no segundo semestre de 2024.
A ETE Potecas terá capacidade de vazão média de 600 L/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s. O projeto também considerou o crescimento populacional de São José, quarto maior município em população do estado. Assim, a ETE foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa. O investimento total previsto da CASAN é de R$ 270 milhões.
A Estação foi construída na década de 1980 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Esse processo, que gera mau odor e tem uma capacidade de tratamento mais limitada, será substituído com a nova ETE. Agora, o tratamento passará a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo. Com isso, a ETE vai garantir a alta pureza do efluente final tratado e mais qualidade de vida para a população local.
Fotos: Acervo CASAN