Sicos e Procon participam de seminário sobre aperfeiçoamento do atendimento ao consumidor em Brasília
Representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras estão reunidos em Brasília para discutir boas práticas e o aperfeiçoamento do atendimento do consumidor. O Procon de Santa Catarina, vinculado à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), está participando do evento representado pelo secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, pelo consultor Executivo Leonardo Branco, a gerente de Relações e Defesa do Consumidor, Adriana Jussara Lajus e Maíra Gonçalves Pereira, também do Procon.
O Seminário Febraban de Relacionamento com o Consumidor – Semarc Nacional 2023 tem como tema, os 15 anos da Autorregulação Bancária, avanços e desafios na proteção e defesa do consumidor bancário. Nos dois dias de evento, representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras debaterão temas como “O Guia de Boas Práticas da Autorregulação e o tratamento voltado ao público vulnerável pelo setor bancário”, “Semarcs regionais e a construção de boas práticas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento do atendimento do consumidor”; “Educação financeira – estratégias para capacitar o consumidor bancário em um mundo digital”; “Inteligência artificial na jornada do consumidor”, entre outros.
O secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, relembra que entre janeiro a setembro deste ano, o Procon realizou 75.572 atendimentos, obtendo 91% de resolutividade. “Nosso objetivo é aumentar essa porcentagem de resolutividade e, para isso, precisamos de conhecimento e networking. “Está sendo um momento para ouvir experiências e, depois, colocarmos em ação no nosso Procon estadual. Temos que lembrar que esse órgão, vinculado à Sicos, é uma ferramenta de inclusão social, ou seja, o Procon tem o objetivo de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores”, destaca.
Texto: Pablo Mingoti