Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. 4º Congresso Brasileiro de...

4º Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva começa nesta quarta em Florianópolis

1 pessoa em pé , com telão ao fundo, vultos de pessoas sentadas assistindo.

Com a participação de cerca de 200 pesquisadores provenientes de todo o Brasil, começa oficialmente nesta quarta-feira, 08/11, em Florianópolis, o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e APAE Florianópolis. A programação preliminar do evento teve início no dia 06/11, mas a cerimônia oficial de abertura do Congresso ocorre nesta quarta, 8, às 8h no Hotel Mar de Canasvieiras, em Florianópolis.

“Esta é a primeira edição em que a Educação está em destaque neste Congresso, por isso é muito importante a participação da FCEE e dos nossos pesquisadores”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

Com o tema “Educação e Tecnologia Assistiva”, o Congresso tem como objetivo apresentar inovações e disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência e o acesso destas à Tecnologia Assistiva e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Após a abertura, a programação do evento continua com a mesa redonda “Ações Efetivas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas”, com mediação da professora doutora Maria Lúcia Ribeiro Okimoto (PR).

A programação inclui palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, mini-cursos, workshops e apresentação de inovações em Tecnologia Assistiva.

Próteses com impressão 3D

Nesta terça-feira, dia 7, como parte da programação preliminar, uma das oficinas mais destacadas abordou o tema “Fabricação de próteses estéticas com o uso de modelagem 3D e tecnologias de baixo custo de impressão 3D” (foto), ministradas pelos professores e pesquisadores paranaenses José Foggiatto, Sérgio Fernando Lajarin, Roberta Targa Stramandinoli e Barbara Pinheiro. A oficina mostrou como a fabricação de membros do corpo humano, usando a impressão 3D, tem ajudado as pessoas, principalmente a reabilitação facial de pessoas mutiladas, trazendo de volta a autoestima, funcionalidade e a inclusão social.

Sobre o Congresso

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA), realizado a cada dois anos, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as pesquisas que vêm sendo produzidas nesta área.

Mais informações no site oficial do evento neste link: https://cbta2023.com.br ou no perfil oficial do CBTA no Instagram (https://www.instagram.com/cbta.2023/).

Avatar
Escrito por:

FCEE Imprensa

Assessoria de Comunicação FCEE Contato: (48) 3664-4943 Email: imprensa@fcee.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support