Epagri comemora 85 anos de pesquisa agropecuária em Caçador
A Estação Experimental da Epagri em Caçador completa 85 anos de pesquisa em 2023 e homenageia o agrônomo José Oscar Kurtz, que foi o primeiro presidente da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), precursora da Epagri.
A unidade de pesquisa vai receber o nome de Kurtz em cerimônia nesta quinta-feira, 26, às 14h.
Os avanços nas pesquisas e na criação de novas tecnologias desenvolvidas pela Epagri ao longo dos anos permitiu um aumento significativo de produtividade, além do surgimento de novas variedades de frutas e verduras mais resistentes a doenças e que necessitam menor aplicação de defensivos agrícolas, resultando em maior qualidade dos produtos e segurança alimentar ao consumidor.
O trabalho das equipes da Epagri também gera retorno financeiro ao Estado de Santa Catarina. De acordo com o Balanço Social da Empresa, em 2022 as tecnologias e ações da Epagri renderam R$4,39 bilhões para a sociedade catarinense.
Do total, cerca de R$550 milhões vieram de tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da Estação Experimental de Caçador.
Fundada com o objetivo de incentivar a cultura do trigo em Santa Catarina, atualmente a unidade do Meio Oeste catarinense tem como foco a fruticultura de clima temperado e a olericultura, com destaque para maçã, tomate, alho, cebola, morango e manejo de plantas.
O gerente da Estação Experimental da Epagri em Caçador, Anderson Luiz Feltrim, faz um histórico do trabalho da unidade e ressalta os avanços tecnológicos e nas pesquisas com as diversas culturas trabalhadas ao longo dos anos:
SONORA