Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Militar participa de...

Polícia Militar participa de comitiva nos EUA para aprimoramento do combate à violência nas escolas

Fotos: Divulgação/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), participou entre os dias 16 e 20 de outubro, juntamente com comitiva formada, de uma missão nos Estados Unidos da América (EUA), com o objetivo de ampliar e aprimorar o protocolo Fugir, Esconder e Lutar no Estado, utilizado na Rede Prevenção Escolar em Santa Catarina.

A comissão formada por representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e representando a PMSC, o capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin.

A missão teve o propósito de implementar em Santa Catarina iniciativas que tiveram êxito nos Estados Unidos para a redução da violência escolar e criação de ambientes acolhedores. Um documento será construído com a cooperação da embaixada brasileira de Washington.

O modelo americano está consolidado desde a década de 1950, mas foi intensificado após o trágico massacre de Columbine em 1999. Com um investimento notável de aproximadamente US$ 1 bilhão em programas de policiamento escolar os EUA são referência no assunto.

As ações dos americanos levantam questões pertinentes, como o impacto na comunidade escolar e a busca pelo equilíbrio necessário para garantir um ambiente de aprendizado saudável. O policiamento escolar preventivo é aplicado de forma intensa.

Nos EUA o protocolo Run, Hide e Fight é amplamente utilizado pelas escolas americanas e é semelhante em sua forma de aplicação ao protocolo utilizado pela Polícia Militar em Santa Catarina com a nomenclatura Fugir, Esconder e Lutar. Essa técnica é utilizada para professores, pais e alunos que aprendem técnicas sobre como lidar em situações de ataque.

Esse protocolo vem sendo repassado à comunidade escolar catarinense pela PMSC desde 2021, que já treinou mais de 60 mil diretores e professores e mais de 40 mil alunos. O objetivo agora é intensificar os treinamentos teóricos e práticos.

Assim, de forma preventiva e repressiva a Policia Militar de Santa Catarina continuará proporcionando ambientes escolares mais seguros, mesmo diante de um problema tão complexo e desafiador.

Texto: Jaqueline Suelen da Silva

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support