Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. PMSC lança projetos para...

PMSC lança projetos para ações de Ajuda Humanitária em SC

Fotos: Paulo Santana/CCS/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apresentou na segunda-feira, 23, em entrevista coletiva junto com o governador do Estado, Jorginho Mello, as ações realizadas em ajuda às famílias e catarinenses que sofreram prejuízos decorrentes das chuvas neste mês de outubro.

Até o momento, a PMSC realizou 1435 ações humanitárias em todos os municípios atingidos. Desde o início das fortes chuvas houve uma rápida mobilização e organização de todo o efetivo. A PMSC atuou no apoio à Polícia Federal para o acesso à Barragem de José Boiteaux e garantia a ordem pública em todos os municípios atingidos com o apoio de todas as especializadas, especialmente a Polícia Militar Rodoviária, no bloqueio e no fluxo das estradas estaduais.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, afirmou que a instituição está se preparando com medidas de médio e longo prazo para futuras adversidades. “Vamos ampliar o trabalho da PMSC, junto com as demais forças do Governo do Estado, para enfrentarmos ainda com mais rapidez e agilidade os próximos momentos de dificuldades”, completou.

Medidas – Para isso, a PMSC pretende ampliar a capacitação do efetivo, incluindo a capacitação em Sistema de Comando em Operações e Administração e Planejamento para a redução de desastres nos Cursos de Formação e nos eventos de Educação Continuada da PMSC.

Também serão ativados mais cinco novos Batalhões de Pronta Resposta. Regiões a serem contempladas: Chapecó, Lages, Criciuma, Balneário Camboriú, Florianópolis e Blumenau. Isso permitirá a transformação das Companhias de Patrulhamento Tático, absorvendo os pelotões das sedes de batalhões de cada região, bem como as estruturas dos canis, ROCAM e demais atividades especializadas de 2º nível de emprego.

A terceira ação será a reativação do Batalhão de Ajuda Humanitária. Será reativada a unidade “virtual” acionada no modelo task force em situações de desastre a fim de dar imediata resposta, reunindo tropa e mobilizando recursos para a área atingida. Isso permitirá  a mobilização de estrutura material e de recursos humanos para rápida mobilização e deslocamento para locais de desastre a fim de atuar em ações de restauração da ordem pública típicas em situações de desastre.

Também serão adquiridos equipamentos especializados, como viaturas (4×4), drones e ferramentas adequadas para uma pronta resposta em caso de desastres, possibilitando o acesso a áreas isoladas ou de difícil contato, além da captação de imagens, desobstrução de vias e outras ações necessárias.

E a quinta medida será a construção e Instalação do Centro Integrado de Operações. A intenção é construir uma estrutura para abrigar uma Central de Operações (COPOM) e um Centro de Comando e Controle Estadual (CICC) que englobe a PMSC, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Setor de Saúde, Defesa Civil e demais órgãos que atuem em situação de emergência, centralizando as ligações dos telefones 190, 193, 192, 191, 199 e outros vinculados a prestação de socorro, bem como análise e acompanhamento de ações de Resposta e Reconstrução em tempo real.

A estrutura será construída no município de São José. Construção de estrutura capaz de abrigar a central de atendimento, bem como uma sala de comando e controle que permita o atendimento, acompanhamento e gestão das ações de resposta e prestação de socorro em tempo real.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support