Boletim agropecuário registra maior crescimento de exportações do complexo da soja dos últimos três anos
As exportações do complexo soja de Santa Catarina tiveram o maior desempenho no acumulado até setembro em relação aos últimos três anos, com aumento de 23,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já os preços médios recebidos pelos produtores catarinenses de trigo fecharam setembro com queda de 39% em relação ao mesmo mês de 2022.
O trigo também foi uma das culturas mais afetadas pelas chuvas volumosas de outubro, o que deve comprometer as condições da lavoura.
Os dados estão no Boletim Agropecuário de outubro da Epagri/Cepa, que reúne informações sobre alguns dos principais produtos agropecuários de Santa Catarina.
De acordo com o documento, os preços ao produtor de arroz continuam com a tendência de aumento iniciada em julho, enquanto os do feijão tiveram queda de 2%.
A produção esperada para a safra 2023/24 de cebola deverá ser alterada em função das fortes chuvas ocorridas no estado nas últimas semanas e as perdas estão sendo levantadas pela Epagri.
Em relação à proteína animal, Santa Catarina teve aumento de 6,2% nas exportações de carne de frango, na comparação com setembro de 2022; o preço da carne bovina apresentou queda de 2,6% em relação à média do mês anterior e de 23,8% no preço médio catarinense do ano passado.
Já a carne suína teve alta de 4,1% na comparação com as de setembro de 2022.
O analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, João Alves, faz um balanço do boletim, com foco nas informações sobre o trigo no estado:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/