Prejuízos causados pelas chuvas em SC ultrapassa 1 bilhão de reais
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina levantou valores acerca dos danos e prejuízos informados pelos municípios atingidos pelas fortes chuvas e, de acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, até o momento, o valor total está estimado em R$ 1.195.727.260,11, porém, é importante ressaltar que esse valor poderá sofrer alterações.
Atualmente são 153 municípios em situação de emergência, sendo que desses, três decretaram Calamidade Pública: Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste. Além disso, foi publicado 01 Decreto no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina onde, no anexo, há uma listagem com 160 municípios.
Quanto às ocorrências registradas em função das chuvas, 161 municípios constam no Relatório.
Até o momento, o Governo de Santa Catarina enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios.
O número de desabrigados por conta das chuvas permanece 30.777 em 46 cidades com abrigos abertos, totalizando 129 estruturas.
Danos humanos decorrentes do desastre permanecem em seis óbitos, sendo nos municípios de Rio do Sul, Campo Belo do Sul, Rio do Oeste, Palmeira, Três Barras e Calmon.
Com a diminuição das chuvas na região do Vale do Itajaí nos últimos dias, os rios em toda a bacia hidrográfica saíram dos níveis de emergência nos municípios de Taió, Rio do Sul e Laurentino.
Apenas o município de Rio do Oeste permanece acima da cota de emergência, mas com previsão de saída neste sábado, 21. Com isso, na tarde desta sexta-feira, 20, foi iniciada a abertura de uma comporta da Barragem Sul, em Ituporanga.
A Barragem Oeste, em Taió, segue com todas as sete comportas fechadas, e a Barragem Sul, em Ituporanga, está com uma comporta aberta e quatro fechadas.
Ao longo deste final de semana seguirão as aberturas graduais das comportas também na Barragem Oeste, em Taió.
Vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios.
A Defesa Civil segue acompanhando de forma constante a situação e atualizando as informações.
Repórter: Kenia Casagrande