Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Outubro Rosa: segue o...

Outubro Rosa: segue o alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Como já é de conhecimento público, principalmente entre as mulheres, o mês de outubro é marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Falar abertamente sobre a doença pode ajudar a aumentar a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção, contribuindo para a redução da mortalidade.

Há diversos tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, mas a maioria se desenvolve de maneira favorável quando diagnosticados e tratados precocemente.

Somente em 2023, o INCA aponta que 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil.

Em Santa Catarina, no ano passado, 740 mulheres morreram vítimas do câncer de mama.

Em 2023, embora ainda com dados preliminares e incompletos, já ocorreram 584, de acordo com dados registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da DIVE/SC, Aline Arceno, reforça os cuidados e o autoexame para detectar a doença:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support