Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Produtores catarinenses serão beneficiados...

Produtores catarinenses serão beneficiados com Decreto que desincentiva a importação de leite

As medidas anunciadas pelo Governo Federal para desincentivar a importação de leite devem beneficiar a cadeia produtiva de Santa Catarina.

Publicado na última quarta-feira, 18, o decreto estabelece, na prática, o fim da diferenciação tributária para a importação do produto, acabando com a concorrência desleal entre os produtos nacionais e o importado, que acaba chegando aos supermercados pela metade do preço.

Este excesso de importação é apontado como a grande causa da crise vivida por mais de 20 mil produtores catarinenses.

Santa Catarina é um dos cinco maiores produtores de leite do país e a queda dos preços do leite no campo fez com que muitos produtores abandonassem a atividade.

Com as novas regras, apenas empresas que não importam lácteos de países do Mercosul e participam do Programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) podem aproveitar até 50% do crédito presumido de PIS e Cofins na compra do leite in natura de produtores brasileiros. Para quem importa, o índice fica limitado a 20%.

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, destaca a importância da cadeia produtiva leiteira para o agronegócio catarinense e os benefícios do decreto para os produtores:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support