Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Vice-governadora de SC propõe...

Vice-governadora de SC propõe fundo emergencial de prevenção a crises climáticas

Em reunião histórica do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (COSUD) a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, propôs a criação de um fundo emergencial preventivo às crises climáticas.

A ideia foi apresentada durante a abertura oficial do evento na capital paulista onde, até sábado, serão debatidos por líderes políticos e técnicos dos sete estados integrantes do grupo temas como meio ambiente, defesa civil, segurança pública e governança.

Anfitrião da reunião, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, concordou que o desafio da mudança climática é algo que “veio para ficar” e que as regiões Sul e Sudeste vão enfrentar o problema de modo recorrente.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu a solidariedade que o Estado recebeu durante as cheias do mês passado e retribuiu a ajuda aos catarinenses.

O governador do Paraná e presidente do COSUD, Carlos Massa Ratinho Júnior disse que o evento em São Paulo tem importância histórica. “Até então, tínhamos reuniões semestrais de caráter técnico mas eram de certa forma informais. Mas agora, depois de todos os estados aprovarem nos seus parlamentos a formalização do consórcio por meio de lei, nós passamos a ter uma rede integrada no COSUD.

Em sua fala, Marilisa disse que assim como o Rio Grande do Sul sofreu no mês passado, nós estamos sofrendo agora. E outros estados têm outros problemas, como secas, enchentes e deslizamentos.

A vice-governadora afirmou ter certeza de que, unidos, poderemos resolver estes problemas com muito mais facilidade e inteligência:

SONORA