Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Fesporte promove ação de...

Fesporte promove ação de conscientização sobre o Outubro Rosa

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), promoveu, nesta quarta-feira, 18, um evento especial para abraçar o Outubro Rosa e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Paulão, presidente da Fesporte, destaca a importância do outubro rosa e das mulheres: “Que o esporte consiga contribuir com muito carinho, muito empenho que tanto merece o mês e as mulheres, em especial. O outubro rosa vem para nos lembrar que o esporte tem a referência dos valores, dos cuidados, das regras. Coloquemos o outubro rosa no pódio todos os dias”.

O Outubro Rosa é um movimento internacional, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, celebrado anualmente e que encoraja mulheres, homens, empresas e institutos a participarem da luta pela prevenção do câncer de mama.

“Uma iniciativa como esta, representa um valor maior para nós como mulheres, somos lembradas e o quão importante é, cuidar de nossa saúde. Valorizar a nossa vida, sem estar doente. Participar desse evento, me faz olhar mais para mim e ter a consciência da importância de se prevenir”, descreve Renata Santos, do núcleo de processos da Fesporte.

Maria Aparecida Cravo Silveira, coordenadora do evento sobre o Outubro Rosa na Fesporte, ressalta que este é um momento muito importante. “Estamos parando para falar sobre saúde, enquanto Fesporte. A prática desportiva e atividade física são extremamente importantes para que as pessoas sejam saudáveis e felizes”.

É relevante ressaltar que o objetivo desta campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do UICC (Union for International Cancer Control), mostram que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support