Portos de SC repetem crescimento acima da média na nacional na movimentação de cargas
O desempenho dos portos de Santa Catarina vem mantendo uma sequência positiva ao longo do ano. A movimentação de cargas cresceu 7,94% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado catarinense é superior à média nacional que foi de 5,72%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
A movimentação de cargas nos cinco portos superou a marca de 40,7 milhões de toneladas. O volume representa 4,79% de toda a movimentação nacional.
A China é o principal destino das cargas exportadas e importadas que passam pelos portos catarinenses.
Para o governador Jorginho Mello, Santa Catarina prova a importância da eficiência e da produtividade. E por isso foi criada a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, para tornar o estado ainda mais diferenciado nessas infraestruturas.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, se diz satisfeito em ver que os números seguem uma tendência de crescimento e que Santa Catarina continua contribuindo com o desempenho nacional do setor.
Na movimentação de contêineres, Santa Catarina tem a maior movimentação entre os estados do Sul e dois entre os quatro maiores portos do país.
Repórter: Marcos Cassettari