Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Em seis meses, Divisão...

Em seis meses, Divisão de Proteção Animal da PCSC recebeu mais de 1,2 mil denúncias envolvendo maus-tratos a animais

A Divisão de Proteção Animal (DPA), da Polícia Civil de Santa Catarina, completou seis meses de atividades, com resultados expressivos. Com atuação na Grande Florianópolis, a DPA recebeu 1.243 denúncias, instaurou 77 inquéritos, registrou cinco Termos Circunstanciados e efetuou 10 prisões.

Depois de receber uma denúncia, os órgãos de fiscalização ou, quando demanda atividade de investigação, os policiais civis da DPA, vão até o local para conferir a veracidade da informação. Esse procedimento é fundamental na proteção dos animais porque é também um momento educativo para o tutor, uma vez que as equipes do bem-estar animal e da delegacia orientam o responsável sobre eventuais adaptações que precisam ser feitas para garantir o bem-estar dos animais. Ao longo dos últimos seis meses foram realizadas mais de 400 visitas.

Além de garantir o bem-estar dos animais, a DPA realiza um importante trabalho de conscientização das escolas com as crianças. Por meio de palestras, os policiais ensinam a importância do respeito aos animais, os cuidados que se deve ter, como identificar quando um animal está sendo maltratado e onde pedir ajuda. 

Mardjoli Adorian Valcareggi, delegada da Divisão de Proteção Animal, que abrange 13 municípios da região metropolitana, diz que os números refletem a mudança de pensamento das pessoas com os animais. Muitos os consideram membros da família:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support