Com 149 municípios afetados pelas chuvas, Defesa Civil alerta para riscos em algumas regiões de SC
Santa Catarina tem 149 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas, desde o dia 4 de outubro.
Até o momento, 133 municípios estão em situação de emergência e as cidades de Rio do Sul e Taió em estado de calamidade pública.
O novo relatório da Defesa Civil divulgado às 18h desta terça-feira, 17, também destaca mapas de monitoramento meteorológico que apontam volumes de chuvas acima do esperado na primeira quinzena de outubro e um aviso hidrológico com previsão de inundação dos rios Uruguai e Chapecó.
Mapa geológico aponta risco muito alto para deslizamentos em algumas regiões
Risco ALTO para deslizamentos: Regiões do Oeste e Meio Oeste principalmente áreas em divisa com o Rio Grande do Sul e todo litoral de Santa Catarina e parte da Grande Florianópolis.
Risco MUITO ALTO para deslizamentos: Municípios do Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Sul.
Já foram registradas ocorrências de deslizamentos em todas regiões de Santa Catarina, por isso, cabe destacar que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva.
Tempo
Até o momento, foram quatro eventos de chuva, intercalados por um período de dois a três dias.
De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, o estado ficou sob a influência de diversos sistemas meteorológicos, frentes frias, e sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.
O destaque, até o momento, foi o Vale do Itajaí, onde já choveu mais de três vezes o normal para o mês todo (entre 350 e 450mm e pontuais acima de 500mm).
No Extremo Oeste, região com menores acumulados, entre 230 e 300mm, também já superou a média climatológica.
O meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra, traz as condições do tempo para os próximos dias:
SONORA