Mais de 26,5 mil pessoas estão desabrigadas em Santa Catarina e cidade de Taió decreta calamidade pública por conta das chuvas
O município de Taió decretou situação de calamidade pública nesta terça-feira, 17, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias e se junta a Rio do Sul que também já havia decretado.
Ao todo, 133 municípios estão em situação de emergência, de acordo com o relatório da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado nesta terça, 17.
O estado tem 26.509 pessoas desabrigadas e 184 abrigos ativos atendendo as famílias que ainda não podem voltar para suas casas.
Desde o dia três de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.879 ocorrências ligadas às chuvas em 151 municípios.
A madrugada desta terça-feira, 17, foi marcada por temporais em Santa Catarina, especialmente em áreas do Grande Oeste.
Nas últimas horas foram registradas chuva forte, raios, rajadas de vento severas (126 km/h em Alpestre e 100 km/h em Chapecó) e queda de granizo.
Nas demais áreas, chuvas de fraca a moderada intensidade continuam sendo observadas nesta manhã.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado seguem mobilizadas no atendimento às ocorrências e no apoio às prefeituras em todo o estado.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando, ressalta que o momento é manter a atenção em todas as regiões, especialmente em locais com alagamentos e riscos de deslizamentos de terra:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/