Governador Jorginho Mello recebe o título de Cidadão Honorário de Treze Tílias
Foto: Jonatã Rocha/Secom
O governador Jorginho Mello recebeu neste domingo, 15, o título de Cidadão Honorário de Treze Tílias. A iniciativa foi aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade em 22 de setembro e teve como autor o vereador José da Rocha.
“Agora aumentou a responsabilidade. Agora eu sou filho de Treze Tilias por lei, a gente nasce em um lugar e depois vira filho da onde fazem por lei. E eu tenho então a honra de receber nesse momento o titulo de cidadão e vou defender com muita honra”, disse Jorginho.
O presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, Adriano Feilstrecker entregou o título ao governador, acompanhado de outros quatro parlamentares. “Muito obrigado pelos trabalhos prestados. Com certeza é uma justa homenagem”, disse o vereador.
O prefeito da cidade Rudi Ohlweiler agradeceu a aprovação por parte da Câmara de Vereadores e lembrou que durante toda a trajetória política, o governador Jorginho Mello sempre trabalhou por melhorias no município. “Me emociono quando falo do governador, me emociono mais ainda quando falo dos recursos que ele já trouxe pra Treze Tílias tanto nas minhas gestões anteriores quanto nas dos demais prefeitos que me antecederam. Nós sabemos, governador, que o senhor carrega o estado de Santa Catarina no coração, mas dentro dele tem um pedacinho pra Treze Tílias”, concluiu o prefeito.
Imigração
A homenagem ao governador ocorreu logo depois do desfile oficial em comemoração aos 90 anos da imigração austríaca. Durante o evento, a população pôde reverenciar os pioneiros do município que saíram do país europeu e chegaram por aqui em 13 de outubro de 1933. Jorginho Mello assistiu o evento junto com os secretários estaduais do Turismo, Evandro Neiva, Saúde, Carmen Zanotto e Educação, Aristides Cimadon. Também estava presente o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz.
Passava das 10h quando o cortejo foi aberto com a passagem das bandeiras do Brasil, da Áustria, de Santa Catarina e de Treze Tílias trazidas pela cavalaria Tirolesa. Em seguida, surgiu a Banda dos Prefeitos do Tirol (estado da Áustria de onde veio a maior parte dos imigrantes). Na sequência desfilou também a Banda dos Tiroleses, fundada ainda no navio que trouxe as pessoas para o Brasil. O conjunto passou por gerações desde então, nunca deixando de existir.
Daí por diante o que se viu foi uma sequência de alas que passaram valorizando as raízes nos trajes típicos, nas réplicas das construções europeias feitas na cidade, nas primeiras escolas que surgiram e em grupos como o de escoteiros e bombeiros voluntários, que representam a cultura do povo de TrezeTílias.
Para o secretário da Educação Aristides Cimadon o destaque do evento foi a valorização do passado com olho no futuro.: “É uma oportunidade ímpar que a comunidade tem de manifestar seus valores. Treze Tílias é um exemplo pra nós. Ver um desfile como nós vimos hoje trazendo à tona as raízes, a educação pra esses jovens e as crianças, realmente é uma cidade que nos orgulha muito”, disse.
Por outro lado, o secretário do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, acredita que o aspecto cultural do evento e o envolvimento da população para que tudo saísse da melhor forma são impulsionadores para o desenvolvimento turístico do município. “Turismo é cultura. Turismo é feito de pessoas para pessoas. Treze Tílias é, sem dúvida nenhuma, um dos municípios catarinenses com maior potencial para ser explorado. E Treze Tílias já faz parte do nosso planejamento turístico do estado de Santa Catarina”.
Depois do desfile, a cidade se voltou para o último dia da Tirolerfest, tradicional comemoração sobre a imigração austríaca, que acontece anualmente. A de 2023 começou no último dia 6 e terminou neste domingo,15, com muita comida típica e atrações internacionais.
Texto: Christiano Vasconcellos – Secom