Governo do Estado envia mais de 40 mil itens de ajuda humanitária aos municípios atingidos pelas chuvas
Desde que a possibilidade de fortes chuvas no estado foi alertada pelos mecanismos do Governo de Santa Catarina, muita ação foi planejada para minimizar os estragos e prejuízos que estavam por vir.
Uma dessas coube à Secretaria de Proteção e Defesa Civil: a pasta ficou responsável pela assistência humanitária aos municípios que decretaram situação de emergência. O trabalho vem sendo feito em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
Até esta terça-feira, 10, o Governo do Estado distribuiu 40.413 itens como água potável, cestas básicas, colchão de casal, colchão de solteiro, cumeeiras para telhados de 4 e 6 mm, kit acomodação de solteiro e de casal (com travesseiro, fronha e cobertor), kit de higiene, kit de limpeza e telhas de 4mm e de 6mm.
O valor dos materiais passou de R$ 1,9 milhão. Os itens chegaram a 14 cidades catarinenses: Aurora, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Erval Velho, Irineópolis, Laurentino, Mirim Doce, Monte Carlo, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul. O alto Vale do Itajaí é a região mais afetada pelas chuvas e nesta terça-feira, 10, recebeu uma remessa maior de itens de ajuda.
O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil SC, coronel César de Assumpção Nunes, explica quais critérios a Defesa Civil utiliza para fazer os envios de ajuda humanitária:
SONORA