Fapesc e Fiocruz debatem ações para Saúde Única nos ecossistemas aquáticos
O conceito de Saúde Única no contexto das águas foi o tópico principal de uma reunião de trabalho realizada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (10). O encontro teve a participação de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina (Fapesc). O termo “Blue One Health” remete à abordagem colaborativa entre saúde humana, animal e saúde dos ecossistemas aquáticos, enfatizando a conexão para abordar desafios dos ambientes hídricos.
Presente no encontro, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, afirmou que foram discutidas iniciativas para promover a pesquisa e inovação neste segmento. O encontro debateu a criação de uma plataforma global, com intervenções locais, focadas em trabalhar com as comunidades ribeirinhas e costeiras. Esta plataforma visa identificar e resolver problemas recorrentes, promovendo a qualidade de vida humana, animal e dos ecossistemas aquáticos. Outro objetivo é aproximar a abordagem de Saúde Única da Ciência dos Oceanos, especialmente considerando os desafios apresentados pelas mudanças climáticas.
Além do presidente da Fapesc, a fundação catarinense esteve representada pelo gerente de Tecnologia e Inovação, Frederico de Freitas Taves, e pelo assessor de Planejamento e Programas Estratégicos, Marcos Oliveira. Também participaram, além dos gestores da Fiocruz no Rio de Janeiro, integrantes da unidade da Fiocruz no Ceará, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da Bahia.
Foto: Fiocruz
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr | altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794