Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Outubro Rosa: após cinco...

Outubro Rosa: após cinco anos de espera, pacientes poderão realizar reconstrução mamária

A longa espera está chegando ao fim para mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e precisaram passar pela retirada dos seios.

Nesta sexta-feira, 6, 10 delas passaram por consultas pré-operatórias para a realização da reconstrução mamária, um momento que marca o fim de um ciclo.

Entre elas está Denise Kuhn, moradora de Joinville, que esperou mais de cinco anos pelo procedimento. Denise disse estar muito feliz, que é um sonho se realizando.
Sentimento compartilhado também por Anair de Farias Dalmarco, que segundo ela agora é o fechamento de um ciclo.

Recebidas no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, por meio de uma ação do Governo do Estado, elas passaram o dia realizando exames e consultas pré-operatórias, tendo condições clínicas, os procedimentos cirúrgicos serão marcados para o dia 21 de outubro”, explica o mastologista Júlio Cesar Egger.

Em Santa Catarina, 58 mulheres estão na lista de espera pelo procedimento, das quais 21 foram encaminhadas para o HUST como parte da campanha “A Cor da Esperança é Rosa”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste Outubro Rosa.

A reconstrução mamária é garantida por lei às mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer. Em Santa Catarina, existem 10 hospitais habilitados para realizar o procedimento.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support