Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Outubro Rosa: após cinco...

Outubro Rosa: após cinco anos de espera, pacientes poderão realizar reconstrução mamária

A longa espera está chegando ao fim para mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e precisaram passar pela retirada dos seios.

Nesta sexta-feira, 6, 10 delas passaram por consultas pré-operatórias para a realização da reconstrução mamária, um momento que marca o fim de um ciclo.

Entre elas está Denise Kuhn, moradora de Joinville, que esperou mais de cinco anos pelo procedimento. Denise disse estar muito feliz, que é um sonho se realizando.
Sentimento compartilhado também por Anair de Farias Dalmarco, que segundo ela agora é o fechamento de um ciclo.

Recebidas no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, por meio de uma ação do Governo do Estado, elas passaram o dia realizando exames e consultas pré-operatórias, tendo condições clínicas, os procedimentos cirúrgicos serão marcados para o dia 21 de outubro”, explica o mastologista Júlio Cesar Egger.

Em Santa Catarina, 58 mulheres estão na lista de espera pelo procedimento, das quais 21 foram encaminhadas para o HUST como parte da campanha “A Cor da Esperança é Rosa”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste Outubro Rosa.

A reconstrução mamária é garantida por lei às mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer. Em Santa Catarina, existem 10 hospitais habilitados para realizar o procedimento.

Repórter: Kenia Casagrande