Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica identifica primeiro...

Polícia Científica identifica primeiro suspeito com novo equipamento avançado de papiloscopia

Fotos: Ricardo Trida/Secom

A Polícia Científica acaba de emitir seu primeiro laudo pericial com resultado de autoria positivo, confirmado pelo novo equipamento avançado de papiloscopia para detecção multiespectral de impressões digitais latentes, entregue no mês de agosto. A tecnologia inédita em Santa Catarina amplia de forma significativa a chance de captura dos vestígios papiloscópicos em locais de crimes.

A equipe pericial que atuou no caso conta que o primeiro “match” produzido pelo equipamento foi durante uma ocorrência de furto de residência, no município de Joinville. A cena apresentava uma janela arrombada e diversos objetos revirados pelo ambiente. Ao analisar o local de crime com a nova ferramenta, a equipe pericial conseguiu coletar vestígios de impressões digitais e identificar o nome do suspeito ainda no mesmo dia do atendimento.

“Uma das grandes vantagens do equipamento é a possibilidade de se cobrir espaços muitos maiores numa cena de crime, em bem menos tempo. Outro ponto indiscutível é a qualidade das imagens produzidas, que permitem coletar muito mais vestígios papiloscópicos, principalmente, em superfícies difíceis de serem examinadas com as técnicas tradicionais”, explica o diretor de Criminalística, perito criminal Eduardo Linhares.

Equipamento permite examinar espaços maiores em menos tempo

Novas aquisições

A perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, afirma que a nova tecnologia é mais uma poderosa aliada da Segurança Pública no processo de identificação de autoria de crimes, com eficiência comprovada a partir dos testes já realizados pela instituição. A chefe da Perícia Oficial também anuncia que, no próximo dia 10 de outubro, o Governo do Estado fará a entrega de outros 07 equipamentos do mesmo modelo à PCI.

“A Polícia Científica agradece ao governador Jorginho Mello pela atenção diferenciada que tem dedicado às instituições da Segurança Pública de modo geral. Graças aos investimentos em novas tecnologias e equipamentos, a PCI vem aprimorando suas operações e alcançando recordes de produção em suas diretorias técnicas. Por isso, o trabalho pericial assume papel cada vez mais determinante para o sucesso das investigações policiais e ações do Poder Judiciário”, reconhece a gestora.

Servidores da PCI de todo o estado recebem treinamento com a ferramenta

Na última semana foram realizados três dias de treinamento em Florianópolis, com aulas teóricas e dinâmicas práticas para uso da ferramenta. Foram capacitados 36 servidores das superintendências regionais de Lages, Criciúma, Chapecó, Balneário Camboriú, Blumenau, Caçador, Florianópolis e do Núcleo Regional em São José.

Avatar
Escrito por:

Polícia Científica

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts