Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Estado reforça atuação integrada...

Estado reforça atuação integrada para período mais crítico de chuvas em Santa Catarina

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina, passou a operar no Nível 02 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira, 5, em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas.

A partir de agora, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) vai trabalhar junto até o final do período de risco por causa das chuvas.

Todos estão de prontidão para atender no que for relacionado ao seu campo de atuação. A frente é formada pelas Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc.

De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quinta-feira, 5, Santa Catarina tem 60 municípios afetados pelas chuvas. São ocorrências, na grande maioria, de chuvas intensas, seguidas por deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outras, como granizo e vendavais.

A Defesa Civil enviou itens de assistência humanitária aos municípios de São Bento do Sul e Erval Velho. Foram distribuídos kits de higiene, limpeza e colchões.

Quanto aos danos humanos provocados pelas fortes chuvas, Santa Catarina permanece com um óbito, registrado no município de Rio do Oeste. Até o momento 17 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

O CBMSC atendeu 131 ocorrências. As cidades com mais registros foram: Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.

A previsão indica maior volume de chuva entre sexta-feira e domingo, portanto a população deve ficar atenta, principalmente por conta do solo encharcado e o risco de deslizamentos de terra.

Todas as equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa, estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento, quando necessário. Em caso de emergência deve ser acionado o telefone 193 do CBMSC.

Na tarde desta quinta, o governador Jorginho Mello esteve reunido com prefeitos do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, ressaltou que o Estado segue no trabalho de pronta resposta e falou o que será feito de agora em diante:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support