XV FECITEC encerra com premiações para estudantes e apresentações culturais
A XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (FECITEC/SC) chegou ao fim nesta quinta-feira, 5 de outubro, em Joinville. A cerimônia de encerramento contou com apresentações culturais e a premiação dos estudantes mais bem avaliados de cada categoria de ensino: Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio e Educação Profissional.
A Diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Sônia Regina Victorino Fachini, representou o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, no ato de encerramento da Feira.
Para ela, o sentimento era de gratidão: “Como é importante vermos os trabalhos dos nossos estudantes sendo aqui divulgados e, principalmente, ainda tendo o olhar das universidades da região, vendo o grande potencial que os estudantes da educação catarinense que estão dentro das escolas estaduais têm para oferecer. Parabéns a todos!”
Destaques
Na categoria Ensino Fundamental, o projeto “O Impacto do Plástico no Planeta: Uma Perspectiva Local Sobre Uma Questão Global”, de estudantes da EEB Prefeito Pedro Bittencourt, de Imaruí, foi o primeiro colocado. As alunas Maria Eduarda Felipe Candemil e Valentina Nunes Gobbo analisaram os efeitos resultantes da produção excessiva e do descarte prejudicial de plásticos no meio ambiente, com foco na Laguna de Imaruí.
Já o segundo lugar foi do projeto “Irrigador de Plantas 8266”, do aluno Heitor Rauber Scussiatto, da EEB Professora Zélia Scharf, de Chapecó. Em terceiro lugar, ficou o trabalho “Uso de plantas no ambiente da sala de aula como filtro biológico no combate à poluição e melhoria da qualidade do ar”, da EEB Monsenhor Gregório Locks, de Brusque, desenvolvido pelas alunas Lilian Perassa e Vitoria Karolina Ferreira.
No Ensino Médio, o primeiro lugar foi da EEB Bom Pastor, de Chapecó, com o projeto “GEEVACDA- Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo”. O trabalho foi desenvolvido e apresentado pelos alunos Bernardo Muller Esmit e Vittor Hugo Reolon, que idealizaram um protótipo de gerador eólico movido a energia mecânica dos veículos em rodovias.
O projeto “O Lixo Combatendo Lixo: Retentores de Resíduos em Bocas de Lobo Feitos com Garrafas PET”, das alunas Emily Eduarda Batista e Lilielly do Prado de Macedo, da EEB Machado de Assis, representou Timbó Grande no segundo lugar da categoria. A terceira colocada foi a equipe responsável pelo trabalho “Espelho, Espelho Meu! Natureza e autenticidade em evidência”, da EEB Irineu Bornhausen, de Águas de Chapecó, composta pelas alunas Djenifer Kauane Bressan Boettcher e Eduarda dos Santos.
A última categoria foi a de Educação Profissional. Os primeiros colocados foram os alunos Fernando Romio e Gabriel Lucas de Mello Stefanello, da EEB Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba. O projeto “Hidrogênio: possibilidades do futuro” abordou a produção de hidrogênio por meio de um processo chamado de eletrólise aquosa.
O projeto “Melhorar a Eficiência de Placas Fotovoltaicas por Resfriamento Através da Água”, das alunas Milena Inácio Rosa e Maria Letícia Valvassori, do CEDUP Abílio Paulo, de Criciúma, foi o segundo colocado. Por fim, em terceiro lugar na categoria, o trabalho “Smart Glasses”, dos alunos Raul Gabriel Bertotto Matos e Willy Nelson da Costa Pedroso, representou o CEDUP Renato Ramos da Silva, de Lages.
Além das premiações, a cerimônia de encerramento teve ainda uma apresentação do Grupo Dança Inclusiva, da APAE Joinville. Também se apresentaram os alunos do Projeto Bilíngue de Libras e a violinista Patrícia Piva.