Saúde promove debate sobre prevenção ao suicídio
A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu a mesa de debate “Prevenção e Manejo da Tentativa de Suicídio” no fim da última semana.
O suicídio é uma importante causa de morte no Brasil e no mundo. Em Santa Catarina, até 4 de setembro de 2023, foram notificados 580 suicídios, sendo a maioria 76% (443) do sexo masculino, de acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
A conscientização é a chave para a prevenção. Desmistificar o tema, promover a empatia e criar ambientes onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos são passos importantes. Assim como educar as comunidades sobre os sinais de alerta, promover a escuta ativa e fornecer recursos acessíveis para quem precisa. O suicídio pode ser evitado se houver um esforço coletivo envolvendo todos nós e lembrar que sempre há ajuda disponível.
O psiquiatra Matheus Steglich, diz que a conscientização não pode ser restringida somente à setembro (mês em alusão às doenças de transtornos mentais):
SONORA