Produtos diferenciados: Santa Catarina possui sete Indicações Geográficas
Algumas regiões e municípios ficam famosas por causa de seus produtos ou serviços. E quando tradição e qualidade caminham juntas surge a Indicação Geográfica, IG, que assegura a diferenciação destes produtos ou serviços de outros similares.
Ter uma IG significa que o produto só tem aquelas propriedades porque sua elaboração é influenciada por características ambientais ou culturais de determinada região.
Atualmente Santa Catarina conta com sete Indicações Geográficas, todas obtidas com apoio da Epagri: Uva Goethe, Banana de Corupá, Queijo artesanal serrano, Mel de melato da Bracatinga, Maçã Fuji, Erva-mate e os Vinhos de altitude.
A obtenção da IG requer a confecção de uma série de estudos que vão compor um dossiê. Esse documento é encaminhado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que é a entidade responsável por conceder a certificação.
A Epagri atua como animadora dos processos de obtenção das IGs em Santa Catarina e é responsável por fazer as delimitações geográficas, a caracterização do clima e solo da região, entre outras ações.
Todo o trabalho para obtenção de IG é realizado em parceria entre instituições, como o Sebrae, universidades e os produtores.
Repórter: Kenia Casagrande