Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Projeto de Enfermagem da...

Projeto de Enfermagem da Udesc em Monte Carlo é selecionado como boa prática

Criança planta mudas em horta comunitária de escola de Monte Carlo

Uma iniciativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionada dentre as boas práticas municipais que serão apresentadas no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC).

O projeto Horta Comunitária Cores da Saúde Forte, implantado na Escola Municipal Olga Fortes, no município de Monte Carlo, busca incentivar hábitos alimentares saudáveis, plantio e colheita de hortaliças e chás, promovendo a interação entre escolares e o meio ambiente.

Desenvolvido pelo então mestrando Rui Carlos Sacramento, como parte da disciplina de Promoção da Saúde ao Indivíduo e Coletividades, o trabalho foi orientado pelos professores Carine Vendruscolo, Letícia de Lima Trindade, Lucimare Ferraz, Arnildo Korb e Leila Zanatta.

Intervenção local

Conforme os professores, no programa de pós-graduação da Udesc Oeste os mestrandos são instigados a desenvolver intervenções nos seus locais de trabalho – Sacramento é enfermeiro na Prefeitura de Monte Carlo.  Ele hoje é mestre em Enfermagem pela universidade estadual e doutorando em Enfermagem em Gestão do Cuidado em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O projeto foi executado em março de 2022 e segue em funcionamento no município, segundo os responsáveis, “articulando o engajamento da equipe da Estratégia Saúde da Família Santo Antônio e da Escola Municipal Olga Fortes”. Assista ao vídeo sobre o projeto Horta Comunitária Cores da Saúde Forte no Youtube

Sobre o congresso

Organizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o Comac-SC será realizado de 27 a 29 de setembro na Arena Opus, em São José.

As boas práticas selecionadas serão apresentadas em painéis de 15 minutos e ficarão disponíveis na plataforma do Banco de Boas Práticas para consulta. Ao todo, 89 municípios catarinenses submeteram iniciativas.

O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Fecam e diversos parceiros para mapear boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas.

Os projetos foram avaliados por uma comissão de especialistas, considerando sete critérios de seleção: criatividade, replicabilidade, impacto social, caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.

Mais informações sobre o mestrado da Udesc Oeste podem ser obtidas no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support