Conseg lança cartilha em parceria com o Detran/SC
Bicicletas, patinetes motorizados, bicicletas elétricas, ciclomotores, motonetas e motocicletas. Você sabe como eles são classificados pela legislação de trânsito, onde podem transitar e os equipamentos necessários?
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), número 46, de Florianópolis (bairros Ingleses, Santinho e Rio Vermelho), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), elaborou uma cartilha em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), e traz essas respostas.
Além das informações, o objetivo também é colaborar com a segurança viária e o trânsito em vias públicas.
A cartilha foi lançada na versão digital e o material aborda as características dos veículos, distinções e diretrizes para a circulação.
Idealizador e criador da iniciativa, o vice-presidente do Conseg 46, Alberto de Barros Neves, afirma que a colaboração ganha sentido e significado quando nutre um ciclo de reciprocidade entre a sociedade e o governo, impulsionando políticas públicas.
Os desafios da segurança viária a partir desses veículos são justamente um dos pontos abordados, assim como a constatação de urgência de regulamentações abrangentes, por exemplo, em relação à sinalização e contribuição à mobilidade urbana e à segurança viária, tanto para condutores de veículos, quanto para pedestres.
O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, acredita que a cartilha poderá vir a ser replicada nos municípios como guia sobre o tema e apoia a ampliação do modelo para que a população conheça melhor as diretrizes quando o assunto é motociclos.
Repórter: Kenia casagrande