Sobrevoo estendido no litoral Sul do Brasil registra 225 baleias-francas
sozinhas) avistadas no monitoramento aéreo realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, durante os sobrevoos que cobriram os litorais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Ao todo, 1,2 mil quilômetros percorridos de helicóptero no período considerado o auge da temporada das baleias-francas no litoral brasileiro.
A jornada é uma iniciativa da Expedição Baleia-Franca, que realizou o sobrevoo estendido pelo Litoral Sul do Brasil, numa ação conjunta do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e do Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras.
Em Santa Catarina, a maior concentração ocorreu entre a praia de Ibiraquera, Imbituba, e Mar Grosso (Laguna). Já em Florianópolis foram avistadas baleias nas praias de Joaquina e Moçambique.
Durante o sobrevoo, a equipe de monitoramento aéreo, formada por 2 observadores e um fotógrafo, fez o censo e o registro da localização, além da fotografia das baleias.
As fotos serão utilizadas na identificação dos animais adultos, possível através de calosidades que ficam sobre a cabeça, únicas para cada baleia-franca, como se fosse uma impressão digital.
Um monitoramento sistemático a partir de terra está sendo realizado pelo projeto ProFRANCA ao longo de 15 pontos fixos na região da APA da Baleia Franca.
O gerente de Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, fala do programa de monitoramento para preservar as espécies e seguir com as atividades portuárias de forma sustentável:
SONORA
Mais informações e fotos da expedição estão em https://estado.sc.gov.br/noticias/