Oficina em Santa Catarina discute o futuro da pós-graduação no Brasil
Uma iniciativa que visa moldar o futuro da pós-graduação no Brasil e deve percorrer todos os 26 Estados e o Distrito Federal para elaborar o novo Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 (PNPG) e influenciar o futuro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
É a “Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação” realizada nesta terça-feira (19), em Florianópolis.
O evento foi realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou a importância do trabalho integrado e da Capes, em para ouvir a comunidade neste processo:
SONORA
O formato do encontro propôs diálogos sobre temas prioritários que necessitam de investimentos na formação e fixação de mestres, doutores e atração de pós-doutores, bem como a discussão das inovações necessárias para a pós-graduação brasileira.
Coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais (CFEN) da Capes, Igor Secundo Dias Bernardes enfatizou o objetivo de se aproximar mais da academia e da sociedade, indo presencialmente em todas as 27 unidades da Federação para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre as Universidades.
Repórter: Kenia Casagrande