Operação Shamar: Em 26 dias, 356 prisões e apreensões são realizadas em combate à violência contra a mulher em SC
O Governo do Estado apresentou nesta sexta, 15, os resultados da Operação Shamar com foco na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina.
Durante os 26 dias da iniciativa, foram realizadas 356 prisões e apreensões em flagrante delito por violência doméstica contra a mulher.
No total, mais de 4,3 mil vítimas de violência foram atendidas no período.
Os números da operação foram detalhados durante coletiva nesta sexta, em Florianópolis, quando também foi lançado o Protocolo Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em SC pelas forças de segurança do Estado.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, destaca que a operação Shamar foi um grande esforço integrado de todas as forças de segurança de Santa Catarina:
SONORA
A delegada Patrícia Zimmermann, que coordenada as Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, explica os principais crimes contra a mulher no estado e reforça a importância de buscar apoio nas delegacias especializadas:
SONORA
Uma das ações mais efetivas de combate à violência contra a mulher da Polícia Militar é a chamada Rede Catarina. A tenente-coronel da PMSC Naima Amarante explica como o a iniciativa contribui com a operação Shamar:
SONORA
Outro fator importante é a responsabilização dos autores dos crimes, que conta com o apoio do trabalho da Polícia Científica, como explica perita-geral, Andressa Boer Fronza:
SONORA
Repórter: Marcos Lampert