Em Criciúma, governador inaugura Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude
Foto: Eduardo Valente/Secom
Oportunizar descobertas criativas e empreendedoras, alinhadas à educação infantil e profissional, essa é uma das funções do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC) do Bairro da Juventude, inaugurado pelo governador Jorginho Mello, em Criciúma. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 4 milhões e o local conta com incubadoras de negócios, espaços de cocriação, biblioteca e salas onde podem ser realizados workshops e aulas, projetos e outras ações. A inauguração foi na manhã desta sexta-feira, 15, na sede da entidade no bairro Pinheirinho, em Criciúma.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello reforçou a importância do CLIC. “O mundo está evoluindo numa grande velocidade e precisamos acompanhar. Criamos a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação justamente por acreditarmos em iniciativas como esta, que fazem a diferença na vida das pessoas”, enfatiza o governador.
No comando da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação (SCTI), o secretário Marcelo Fett diz que locais como este são fundamentais para fomentar desde cedo em crianças e adolescentes a cultura da inovação. Além disso, faz com que todos tenham acesso às oportunidades geradas pelo setor de tecnologia.
“Desde o início do governo, com a criação da secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governador Jorginho Mello mostrou o quanto será apoiador de iniciativas como essa. Sem dúvidas, esta inauguração será um marco na transformação de vidas das famílias que moram nesta comunidade e seu entorno. O desenvolvimento de Santa Catarina a partir da inovação é justamente uma das missões da secretaria”, destaca Fett.
O presidente do Conselho Bairro da Juventude, José Altair Back, agradeceu a parceria do Governo do Estado para que o sonho de ter um Centro de Inovação se tornasse realidade. “O Governo de Santa Catarina é um incentivador da tecnologia. Sem os investimentos do Estado a gente teria levantado a obra, mas não teria chegado onde estamos hoje. Com os recursos liberados pelo governador Jorginho Mello, a gente pode concluir a obra, mobiliar o espaço e colocá-lo em funcionamento”, agradece.
O presidente acrescenta que com a estrutura será possível avançar nos cursos profissionalizantes. “A capacitação dos nossos jovens, para colocação no mercado de trabalho, sempre foi uma preocupação. Os nossos cursos estavam ficando ultrapassados, por isso a necessidade de um Centro de Inovação. Estou realmente muito feliz no dia de hoje”, completa José Altair Back.
De acordo com a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, o Centro Lúdico de Inovação e Criatividade, vai ser um ganho não só para a cidade, mas para a região. “Foi um projeto muito sonhado, e por isso, hoje é um dia de virada de chave para essas crianças e jovens atendidos pelo Bairro da Juventude. Temos aqui muitos espaços lúdicos, coloridos, amplos e modernos. São espaços para desenvolver as potencialidades e descobrir talentos. Essa é a nossa missão, oferecer aprendizado de qualidade para que eles tenham as melhores oportunidades na vida”, ressalta Sílvia Regina.
Centro Lúdico de Inovação e Criatividade
O CLIC é mais uma ferramenta para ajudar os jovens a se prepararem para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, gerar proteção social e garantia de direitos para as famílias em vulnerabilidade. O local vai atender crianças a partir de 6 anos.
São três mil metros quadrados e um prédio de três andares 100% acessível, com móveis modulados e interativos. A construção do empreendimento começou em maio de 2020 e além dos recursos do Governo do Estado, conta com verba de emendas parlamentares, de leis de incentivo e de contribuição de empresas e pessoas físicas. O valor total do investimento é de R$ 8 milhões.
Conselho formado por grupos de crianças e adolescentes
O Centro Lúdico também vai contar com um conselho, os Clickers, formado por três grupos de crianças e adolescentes: os Clickers Comunidades, (ouvindo e sendo porta-vozes das comunidades); os Clickers Lúdicos, (pensando em ideias de práticas inovadoras em sala de aula); e os Clickers Empreendedores,(pensando em ideias e modelos de negócios). Esse Conselho será um motor de condução das ações criativas e inovadoras do CLIC.
Bairro da Juventude
O Bairro da Juventude atende 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens em período integral, com idades entre quatro meses e 18 anos, vindos de 82 territórios do município de Criciúma. Os principais pontos de atuação da Instituição estão pautados na promoção da garantia dos direitos a partir da Assistência Social e Educação Integral por meio de programas, projetos e atividades, envolvendo o esporte, a cultura e a profissionalização. Além de serviços como alimentação, transporte, saúde e apoio psicossocial.
O objetivo é inspirar nas pessoas o desejo de mudar o mundo e mostrar como um trabalho social se consolidou na cidade, ajudando no desenvolvimento da sociedade e principalmente na transformação de crianças, jovens e suas famílias.
A Instituição surgiu em Criciúma, em 1949, a partir da necessidade de atendimento de crianças em situação de risco, em virtude do crescimento rápido, motivado pela descoberta do carvão. Por uma iniciativa do Rotary Clube, inicialmente a Instituição chamava-se SCAN – Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados. Já na década de 50, os padres rogacionistas passaram a administrar a Instituição.
A entidade funcionou como internato até o ano de 1975, ano este em que os padres entregaram a Instituição para as forças vivas da comunidade, que reunidas em uma Assembleia, formada por vinte e cinco Entidades e Clubes de Serviços, elegeram o primeiro Conselho Deliberativo que administra o Bairro da Juventude até os dias atuais. A Instituição, ao longo de sua história, mantém a constância no propósito de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A Instituição tem como missão “Promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens”. Pelo importante papel desempenhado conquistou prêmios como: Prêmio “Itaú Unicef” (2006 e 2017); 100 Melhores ONGs do Brasil (2017 e 2020); Melhor ONG da região Sul do Brasil (2020); Selo Doar Ambev (2020); Certificação Internacional Phomenta (2021); e Prêmio Top of Mind (2022).