SC comemora os avanços na vacinação nos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações
Em setembro de 1973 nascia o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Hoje, 50 anos depois, o PNI é considerado um dos mais bem-sucedidos programas de vacinação do mundo, citado como referência pela Organização Mundial da Saúde, responsável por oferecer gratuitamente a toda população brasileira mais de 20 tipos diferentes de vacinas que ajudam na prevenção, controle e eliminação de diversas doenças.
De acordo com a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, DIVE, Arieli Schiessl Fialho. o estado de Santa Catarina sempre foi referência na vacinação, ficando à frente de diversos estados nas coberturas vacinais e ultrapassando a média nacional.
No entanto, nos últimos anos, devido a pandemia do coronavírus, o excesso de fake news e a desinformação, SC tem enfrentado uma queda nas coberturas, deixando a população vulnerável a inúmeras doenças.
Ariele destaca a diminuição de casos de várias doenças devido à imunização:
SONORA
Para voltar a alcançar as metas de vacinação, o estado de Santa Catarina realiza no mês de outubro a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade.