Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica destaca participação...

Polícia Científica destaca participação de servidores no InterForensics em Brasília

Fotos: Divulgação

A Polícia Científica de Santa Catarina teve participação expressiva na programação deste ano do InterForensics – um dos maiores eventos de Ciências Forenses do mundo e o maior da América Latina. A comitiva catarinense apresentou 10 trabalhos científicos nas áreas de papiloscopia, sistemas de informação, gerenciamento de dados, viés cognitivo, entomologia forense, cadeia de custódia, perícia ambiental e química forense. Os servidores da PCI também ministraram um minicurso aos participantes do evento, desenvolvido pela Fundação Justiça pela Ciência no final de agosto, em Brasília.

A perita-geral Andressa Boer Fronza marcou presença no InterForensics, mas precisou conciliar as atividades do evento com os compromissos do Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica – CONDPC, que realizou sua 2ª reunião anual em paralelo à programação. Na condição de presidente do Conselho na região Sul, a chefe da PCISC acompanhou as discussões importantes para o fortalecimento da perícia criminal brasileira, sem perder de vista as apresentações dos colegas.

Perita-geral (centro) prestigiou apresentações da PCI em Brasília

“Foi uma grande honra ver nossos peritos brilhando como palestrantes nas conferências e apresentando trabalhos cientificamente relevantes em um dos eventos mais importantes do mundo na área das Ciências Forenses. É uma imensa alegria ver nossas práticas sendo compartilhadas e, assim, contribuir com o fortalecendo a Perícia Criminal e Medicina Legal de todo o país”, afirmou a perita-geral.

O diretor da Academia de Perícia (Acape), perito criminal Luan Alves Lopes Carneiro, comemorou a participação expressiva da Polícia Científica, reconhecendo o alto nível da programação do evento. Carneiro destacou a qualidade das conferências sobre atualidades, que permitiram o aprofundamento de temas relevantes, além de considerar o ambiente extremamente favorável à troca de conhecimento científico e informações com profissionais da área.

“Parabenizo nossos servidores pela importante participação em evento dessa magnitude, exaltando o nome da PCISC no universo da perícia criminal brasileira. Contribuímos com minicurso, palestras na plenária, apresentamos pôsteres, ocupamos as inúmeras salas temáticas e realizamos networking com peritos criminais estaduais e federais de todo o Brasil. Que nossos servidores voltem motivados às suas lotações e, com os novos conhecimentos e experiências, ajudem-nos a promover melhorias técnicas, administrativas, trazendo inovação e aperfeiçoamento continuado aos colegas da PCISC”, conclui.

Servidores catarinenses apresentaram 10 trabalhos científicos no InterForensics

Trabalhos apresentados

Confira abaixo a lista de trabalhos catarinenses apresentados durante o InterForensics, bem como os autores que desenvolveram as pesquisas:

Psiquiatria Forense: a luz do fenômeno.
Palestrantes: Gustavo de Carvalho Oliveira, Marcela Sena Braga, Rafael Gusmão Rocha;

Análise de perfis de manchas de sangue: acidente ou homicídio?
Autores do trabalho: Humberto Leitão Riella, Luan Alves Lopes Carneiro;

CRIMINALDATA – Painel de gestão da polícia científica e de decisões para políticas públicas em Santa Catarina.
Autores do trabalho: Ingrid K. S. Mendes e Túlio Leal Corrêa;

Efeitos do Observador nas análises de locais de crime: há interferência dos vieses cognitivos nas tomadas de decisões periciais?
Autores do trabalho: Aline Borges Teixeira, Jesus Antônio Velho e Jose Rocha de Carvalho Filho;

Identificação de palmito-juçara Euterpe edulis por microscopia óptica.
Autores do trabalho: Igor Shoiti Shiraishi, Anderson Gaedke, Rafael Antonio Parizzi, Lucas Vincent Lopes de Barros;

Maçaneta interna de veículos: superfície promissora para revelação de impressão digital.
Autores do trabalho: Letícia da Silveira Pinheiro, Aline Borges Teixeira, Alessandro Sanceverino Gonçalves, Wladiana Maria L. de Oliveira, Luciano Henrique B. de Oliveira;

Natureza da criminalidade em Santa Catarina – estudo de 2019 a 2022.
Autores do trabalho: Ingrid K. S. Mendes e Túlio Leal Corrêa;

O papel da autópsia psicológica dos perpetradores de homicídio em massa de escola na prevenção de massacres escolares.
Autores do trabalho: Larissa Yano Souza Martins, Marcela Sena Braga, Rafael Gusmão Rocha;

Otimização e validação de metodologia cromatográfica para a identificação do perfil químico de comprimidos do tipo Ecstasy apreendidos na região de Joinville/SC.
Autores do trabalho: Julia Carolina Soares, Gustavo Pinheiro Coelho José, Tiago Luis da Silva, Gisele Chibinski Parabocz, Suellen Pericolo, Camila Marchioni;

Revelação de fragmentos de impressão digital com qualidade para confronto em madeira envernizada (estudo de caso).
Autores do trabalho: Aline Borges Teixeira, Alessandro Sanceverino Gonçalves, Letícia da Silveira Pinheiro, Wladiana Maria L. de Oliveira, Aline Cristina Hammes, Luciano Henrique B. de Oliveira;

Registros do primeiro ano da Divisão de Entomologia Forense da Polícia Científica de Santa Catarina.
Autores do trabalho: Victor Wilson Botteon, Anderson Gaedke , Victor Michelon Alves.

Peritas criminais Roberta Randow e Andréa Dresch na ICMedia

Participação na ICMedia

Ainda na programação do InterForensics, as peritas criminais catarinenses Roberta Randow e Andréa Dresch atuaram na Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica – ICMedia.

A perita Roberta Randow fez parte da coordenação científica da trilha, atuando no planejamento da programação, na avaliação dos trabalhos submetidos e na dinâmica do evento.

Já a perita Andréa Dresch foi a relatora da ICMedia, sendo responsável pela elaboração dos resumos de todas as apresentações que compuseram a grade programática da conferência.

Avatar
Escrito por:

Polícia Científica

Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Ver todos os posts