Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Com Centro em Cardiologia...

Com Centro em Cardiologia recém habilitado pelo Estado, Hospital de Xanxerê realiza primeiro implante de marcapasso

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) de Xanxerê realizou com sucesso o primeiro Implante de Cardioversor com Desfibrilador (CDI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi possível porque há poucas semanas o Governo do Estado habilitou o hospital como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular – sendo a primeira unidade do Grande Oeste. Antes disso, os pacientes precisavam se deslocar para a Grande Florianópolis.

O implante foi feito no paciente Zelmino Bevilaqua, 83 anos, morador de Modelo, no Extremo Oeste. Ao lado do filho Clairton, o paciente reforçou gratidão à equipe médica e a todos os colaboradores da instituição. Pai e filho também destacaram a felicidade de contar com o procedimento de CDI na região. “O Hospital Regional São Paulo é referência em cardiologia. Agora, com a ampliação dos serviços, o hospital vai contribuir, ainda mais, com as pessoas. Isso é motivo de orgulho para todos”, destacaram.

A secretária de Estado da saúde, Carmen Zanotto, explica que o Hospital Regional de Xanxerê é uma unidade prestadora de serviço do SUS e que, até o início deste ano, realizava apenas alguns procedimentos cardíacos. “Quando chegava na colocação de um marcapasso mais complexo, o hospital tinha que pedir a transferência do paciente para o Instituto de Cardiologia, na Grande Florianópolis. Com a determinação do governador Jorginho Mello para a redução do tempo de espera e da distância para os pacientes fazerem o procedimento, conseguimos habilitar pela Secretaria de Estado da Saúde a realização de mais procedimentos cardiológicos, além daqueles que já eram feitos”, afirmou.

Com isso, os pacientes são atendidos com mais rapidez, qualidade e mais próximo às suas residências, abrangendo não só Xanxerê, mas toda a macrorregião do Extremo Oeste.

“Queremos agradecer muito a equipe do hospital e aos profissionais. Agora pelo SUS, pela Secretaria de Estado da Saúde, com recursos do Governo do Estado, nós estamos habilitando e pagando esses procedimentos, que alguns deles chegam a custar R$ 50 mil, como é o caso do marcapasso CDI”, completou Carmen Zanotto.

Conforme a direção do HRSP, o CDI é um procedimento indicado para pacientes com problemas cardíacos graves e a realização em Xanxerê representa uma conquista significativa para a região, pois aumenta a qualidade do atendimento, diminui a necessidade de longas viagens, proporcionando conforto e esperança aos pacientes e famílias. “Antes dessa habilitação, os moradores precisavam aguardar vaga e se deslocar até o Instituto de Cardiologia da Grande Florianópolis, enfrentando dificuldades devido à distância. Só temos a agradecer à Secretaria de Estado da Saúde por considerar nosso hospital”, explicou o diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support