Setembro Amarelo alerta para prevenção ao suicídio
Com o tema Se precisar, peça ajuda, o Setembro Amarelo deste ano tem o objetivo de conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção ao suicídio.
A campanha é realizada durante todo o mês, mas o dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio.
Em Santa Catarina, no ano de 2022, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registrados 926 suicídios, dos quais 77% (718) foram cometidos por pessoas do sexo masculino.
Em 2023, até 4 de setembro de 2023, foram notificados 580 suicídios, a maioria 76% (443) do sexo masculino.
Aline Piaceski Arceno, gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Dive/SC fala da conscientização e prevenção, fatores de risco e os sinais de alerta para identificar quem está precisando de ajuda ou para ajudar alguém próximo, além das regiões com maiores índices no estado:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/