Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Santa Catarina participa de...

Santa Catarina participa de lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora

Foto: Gabriel Lemes

Santa Catarina foi o primeiro Estado do Brasil a assinar o termo de adesão para participar do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora. O Comitê faz parte da Política Nacional da Cultura Exportadora, lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo da política é aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O evento de lançamento ocorreu na última segunda-feira, 4, em Brasília e contou com a presença de técnicos, autoridades e representantes do Estado.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas, Fabiano Ceretta, da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), representou Santa Catarina. Ceretta relembra que o comércio internacional catarinense fechou o primeiro semestre de 2023 com US$ 5,8 bilhões em exportações. “Queremos seguir ampliando a presença nos mercados mais exigentes e competitivos do mundo e vamos marcar presença neste comitê para nos atentarmos ao que o Governo Federal está trabalhando. Vamos atuar para fazer com que as micro, pequenas e médias empresas consigam participar deste comércio. Nós temos uma localização estratégica, tenho certeza que seguiremos fortes na cultura exportadora do Estado”, explica.

Também esteve presente, por meio virtual, a gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), Raquel Monteiro, que representou, na reunião, o secretário Juliano Froehner, que está em uma missão internacional na China juntamente com o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), Guilherme Dallacosta, onde participam de fóruns de desenvolvimento de energia de baixo carbono e de segurança energética.

Para Raquel, o Plano Nacional da Cultura Exportadora vem ao encontro e está alinhado com as atividades de SC em promover a exportação, em especial por aqueles que ainda não exportaram. Segundo ela, SC tem uma vocação natural ao comércio exterior com sua interconexão com o Mercosul e infraestrutura portuária de excelente qualidade, aliada com seu parque industrial e agro pujantes.

A Política Nacional da Cultura Exportadora foi instituída pelo Decreto nº 11.593, que busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

O evento de lançamento foi comandado pelo Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin no prédio do MDIC.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts