Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Santa Catarina participa de...

Santa Catarina participa de lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora

Foto: Gabriel Lemes

Santa Catarina foi o primeiro Estado do Brasil a assinar o termo de adesão para participar do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora. O Comitê faz parte da Política Nacional da Cultura Exportadora, lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo da política é aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O evento de lançamento ocorreu na última segunda-feira, 4, em Brasília e contou com a presença de técnicos, autoridades e representantes do Estado.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas, Fabiano Ceretta, da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), representou Santa Catarina. Ceretta relembra que o comércio internacional catarinense fechou o primeiro semestre de 2023 com US$ 5,8 bilhões em exportações. “Queremos seguir ampliando a presença nos mercados mais exigentes e competitivos do mundo e vamos marcar presença neste comitê para nos atentarmos ao que o Governo Federal está trabalhando. Vamos atuar para fazer com que as micro, pequenas e médias empresas consigam participar deste comércio. Nós temos uma localização estratégica, tenho certeza que seguiremos fortes na cultura exportadora do Estado”, explica.

Também esteve presente, por meio virtual, a gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), Raquel Monteiro, que representou, na reunião, o secretário Juliano Froehner, que está em uma missão internacional na China juntamente com o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), Guilherme Dallacosta, onde participam de fóruns de desenvolvimento de energia de baixo carbono e de segurança energética.

Para Raquel, o Plano Nacional da Cultura Exportadora vem ao encontro e está alinhado com as atividades de SC em promover a exportação, em especial por aqueles que ainda não exportaram. Segundo ela, SC tem uma vocação natural ao comércio exterior com sua interconexão com o Mercosul e infraestrutura portuária de excelente qualidade, aliada com seu parque industrial e agro pujantes.

A Política Nacional da Cultura Exportadora foi instituída pelo Decreto nº 11.593, que busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

O evento de lançamento foi comandado pelo Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin no prédio do MDIC.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support