Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Fapesc participa do Programa...

Fapesc participa do Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está engajada no Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho. A ação do Governo do Estado visa conscientizar os servidores públicos estaduais sobre as práticas de assédio sexual e informar as vítimas sobre onde buscar auxílio.

Com o slogan “Assédio, qual é a sua régua?”, o programa tem o objetivo de provocar a reflexão sobre a diferença entre as medidas de cada um sobre o que caracteriza o assédio. Um levantamento feito pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) revelou que 70% dos órgãos e entidades estão suscetíveis ao assédio moral ou sexual.

As ações do programa, coordenadas pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e a Polícia Civil de Santa Catarina, visam ampliar o debate e promover a conscientização sobre as consequências do assédio.

Como identificar o assédio sexual

O assédio sexual não se resume apenas ao contato físico. Gestos, insinuações, piadas e até mesmo mensagens e olhares podem ser caracterizados como assédio. Elogios que não têm conotação sexual ou flertes consensuais não se enquadram nessa categoria.

No trabalho, o assédio sexual pode ocorrer entre colegas, superiores ou terceiros. Não se restringe apenas ao ambiente de serviço, podendo acontecer em situações fora do local de trabalho, mas ligadas a ele.

A primeira recomendação em caso de assédio é quebrar o silêncio. É fundamental denunciar através das ouvidorias, acessíveis pelo site da Ouvidoria (www.ouvidoria.sc.gov.br) ou pelo telefone 0800 644 8500. Também é importante registrar o ocorrido, coletar provas e buscar suporte psicológico.

Várias instituições estão disponíveis para ajudar, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cremv). Também há linhas diretas disponíveis, como o Disque 100 e o Ligue 180.

Na Fapesc, além da exposição de cartazes e distribuição de materiais da campanha, comunicações internas também foram emitidas a todos os colaboradores. O acesso ao material completo do programa também está disponível no site oficial da Fundação.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support