IMA emite Licença Ambiental de Instalação para porto de cruzeiros em Balneário Camboriú
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para o BC Port implantar a Instalação Portuária de Turismo (IPTur) em Balneário Camboriú. O terminal terá capacidade de receber, simultaneamente, 2 transatlânticos com capacidade de 4.000 passageiros cada. A área plana do empreendimento contará com um hotel 6 estrelas, área de lazer, centro comercial com lojas e restaurantes, além de um heliponto.
Segundo a presidente do IMA, Sheila Meirelles, todo processo de licenciamento ambiental é conduzido pelo IMA de forma célere com transparência. A emissão de uma licença como essa, atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental estão sendo cumpridas para o pleno controle ambiental da atividade e garantia da preservação da biodiversidade
Estima-se que a mão de obra atinja a marca de 650 operários num ciclo de implantação de 30 meses, sendo que os custos totais para a implantação do empreendimento são estimados em R$456,3 milhões.
Para assegurar que as obras sejam implementadas, o empreendimento terá de seguir um programa ambiental para operar em condições de segurança, evitando danos ambientais às áreas de trabalho e seu entorno, estabelecendo ações para prevenir e reduzir os impactos identificados e promover medidas mitigadoras e de controle.
Repórter: Marcos Cassettari