Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Índice de Custo de...

Índice de Custo de Vida da Udesc aponta deflação no preço dos alimentos

O Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag), aponta deflação de (-0,40%) no preço dos alimentos em agosto.
As maiores quedas foram as das frutas, com destaque para o morango, mamão, maçã e abacaxi.

Os preços dos alimentos e bebidas – que, somados ao grupo dos transportes, consomem mais de 40% do orçamento das famílias, também tiveram queda em agosto, depois de ficarem praticamente estáveis no mês anterior.

Tubérculos, raízes e legumes também ficaram mais baratos (-4,5%), puxados pela batata inglesa e cebola de cabeça.

Ovos de galinha vermelhos e leite longa-vida foram alguns dos itens que mais caíram de preço.
Já os produtos e serviços consumidos pelas famílias da Capital catarinense subiram 0,46% em agosto. Houve reajuste nos transportes e nas tarifas de energia elétrica.

Os preços dos produtos e serviços ligados aos transportes foram os que mais subiram (2,8%) entre todos os grupos pesquisados.

Pesaram os aumentos de 16,3% nas passagens aéreas e de 3,6% nos combustíveis para automóveis, especialmente a gasolina e o diesel . O preço do etanol ficou estável.

Houve pequena variação para cima nos grupos de saúde e cuidados pessoais (0,2%). Já os preços ligados à educação e comunicação ficaram estáveis.

No geral, a inflação dos últimos 12 meses subiu 4,92%. Em 2023, o acumulado está em 3,90%.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais e as séries históricas do ICV/Udesc Esag.

Repórter: Felipe Reis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support