Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Fazenda destaca as perspectivas...

Fazenda destaca as perspectivas econômicas do Estado no lançamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças

Arcabouço fiscal, Reforma Tributária e as perspectivas econômicas de Santa Catarina estiveram em debate na Academia Fiesc de Negócios, nesta quinta-feira, 31, em Florianópolis. Com a participação do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, o evento marcou o lançamento da seccional catarinense do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-SC), que será liderado por Reinaldo Coelho, gestor de fundos de investimentos da Triaxis Capital. 

Siewert dividiu o painel de abertura com o economista-chefe da Warren Brasil, Felipe Scudeler Salto. Outros especialistas em finanças também participaram do debate. Em sua exposição, o secretário fez um diagnóstico das contas estaduais na última década e dos avanços já alcançados por meio do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina, o Pafisc. 

Também relembrou as principais reformas estruturantes no país, pontuando o sucesso daquelas que tiveram maior participação na fase de elaboração e os problemas causados por outras que não foram devidamente analisadas junto à sociedade.

O debate pautado pela proposta de Reforma Tributária aprovada pela Câmara dos Deputados e que está em discussão no Senado, analisou Siewert, pecou pela falta de inclusão dos Estados na sua estruturação. 

“A Reforma Tributária não foi amplamente discutida. Os Estados do Sul e Sudeste reúnem 60% da população e 70% do PIB, mas não fomos escutados. Há muitos pontos que precisam ser colocados em debate. Ainda temos espaço e esperamos conseguir evoluir nesse processo”, disse.

A prioridade para o Governo de Santa Catarina, reforçou Siewert, é buscar mudanças para que o novo modelo tributário não coloque em risco a autonomia e prejudique os catarinenses. Ao compartilhar pontos controversos da Reforma Tributária, o economista Felipe Scudeler Salto alertou para questões que permanecem em aberto, a exemplo da transição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Para Salto, até dezembro de 2032 ainda haverá tributação expressiva na origem e os incentivos continuarão sendo concedidos, sem colocar fim à chamada guerra fiscal.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support