CGE recebe consórcio de municípios para apresentação do Programa de Integridade e Compliance

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebeu nesta quarta-feira, 23, a diretoria executiva do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) para uma apresentação do Programa de Integridade e Compliance (PIC) do Estado. A organização pretende implantar seu próprio Programa e solicitou a visita para conhecer a metodologia utilizada pela CGE, coordenadora do PIC no governo estadual.
O controlador-geral Marcio Cassol destacou a disseminação dos programas de integridade na gestão pública. “São iniciativas que demonstram o comprometimento dos governos com uma mudança de cultura e mentalidade na gestão pública, pautada pela ética”, destacou Cassol.
O Cincatarina tem 264 municípios consorciados. Sua finalidade é compartilhar ações para promover a modernização da gestão com economia de dinheiro público.
Além do controlador Marcio Cassol, participaram da reunião o diretor executivo do Cincatarina, Elói Rönnau, o gerente de atuação governamental Rafael Lublo, o gerente de Integridade da CGE, Carlos Petiz Junior e a assistente técnica da CGE, Camila Bergenthal.
Programa de Integridade – Instituído pela Lei 17.715/2019, o PIC tem o objetivo de reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção. Atualmente, os órgãos e entidades do governo têm a atribuição de executar os planos desenvolvidos internamente com ações de mitigação aos riscos de integridade levantados pela CGE em 2022.
Controladoria-Geral do Estado
Cléia Schmitz
(48) 99128-1980