SC mantém posição de destaque no ranking nacional de competitividade dos estados
Santa Catarina aparece em 2° lugar na nova pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados divulgada nesta quarta, 23, pelo Centro de Liderança Política (CLP), atrás apenas de São Paulo.
O estado catarinense está em primeiro lugar em Capital Humano, em razão da alta formalidade no mercado do trabalho e pela inserção econômica de jovens e adultos.
Também é líder em Sustentabilidade Social por ter baixa desigualdade de renda, com poucas famílias abaixo da linha da pobreza e baixa mortalidade infantil na comparação com os demais estados da federação.
Outra posição de destaque é o primeiro lugar em Segurança Pública, como relevantes índices de segurança pessoal e patrimonial, além da qualidade da informação de criminalidade e a transparência dos dados.
Para o secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, a combinação de fatores econômicos e sociais catarinenses refletem na posição alcançada pelo estado:
SONORA
Santa Catarina ocupa, ainda, o terceiro lugar em Inovação, subindo uma posição no ranking em comparação com o ano passado, está entre os três primeiros em eficiência da máquina pública e infraestrutura e a capital Florianópolis lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios.
A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras, todas com população acima de 80 mil habitantes, segundo os dados de 2022 do IBGE.
Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública.
Repórter: Marcos Lampert